segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vila Olímpica - Um patrimônio da história do Atlético


  Todo atleticano deveria saber sobre o patrimônio do Clube Atlético Mineiro, muitos reclamam que não temos estádio, mas poucos sabem e conhecem por dentro esse grandioso e histórico patrimônio que nosso clube tem que é a Vila Olímpica.

  A Vila Olímpica é um dos maiores clubes de lazer de Belo Horizonte com 74 mil metros quadrados e está situado no bairro São João Batista na região da Pampulha, mais precisamente na Av. Pedro I.

 Poucos atleticanos conhecem por dentro esse patrimônio, eu por exemplo não conheço. Nunca entrei no clube, o máximo foi passar em frente o estacionamento que tem na Av. Pedro I.

 A história da Vila começa em 1973 quando surgiu o projeto de construir um clube de lazer no terreno que estava construído o Estádio Antônio Carlos que pertencia ao Atlético e onde hoje é o Shopping Diamond Mall na Av. Olegário Maciel ao lado da Sede Administrativa e Galeria de Troféus do Galo.

 Por necessidade do estádio ser desapropriado do Atlético pela Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto então foi levado para um terreno que o Galo tinha na região da Pampulha.

 Na época em que foi construído, os campos da Vila Olímpica eram os melhores e mais modernos do Brasil com medidas oficiais e gramas de alta qualidade, oque trouxe a Seleção Brasileira para BH para preparação para Copa do Mundo de 1982 na Espanha.

 A Vila Olímpica também contou com a construção do primeiro parque aquático de Minas Gerais e com a construção da primeira piscina com onda da cidade.

 Durante alguns anos a Vila Olímpica serviu de centro de treinamentos para a equipe principal de futebol. Quem não se lembra da equipe vice-campeão brasileira em 1999 que contava com Guilherme e Marques no ataque, Galván e Caçapa na zaga, Velloso no gol, entre outros.

 Pois é, aquele clube, centro de treinamentos tem história, e por alguns anos esteve abandonado pelo Atlético, tendo sua estrutura em risco por falta de manutenção e o Atlético correndo o risco de perder o patrimônio por falta de pagamento de dívidas.

 Surgiu por alguma parte da torcida atleticana a idéia de transformar aquele clube em um estádio, mas o presidente do Atlético na época, não me recordo se era o Ziza ou Ricardo Guimarães, descartaram a idéia e então o clube continuou de lado até o Alexandre Kalil assumir a presidência.

 Com a chegada de Kalil a Vila Olímpica ganhou novos ares, teve uma academia de ginástica construída e estruturada com os melhores equipamentos do mercado, teve suas quadras reformadas, novos bares, vestiários, refeitórios construídos e a equipe de futebol feminino do Atlético treinou lá por alguns anos até sua extinção.

 Enfim, da história da criação, o esquecimento e quase perda do patrimônio ao renascimento, conheça um pouco mais da estrutura da Vila Olímpica, um patrimônio da história do Atlético.

  *Atenção: Fotos retiradas do Flickr oficial do Atlético, Panorâmio do Atlético, Facebook Academia Fitness Vila Olímpica e do Google Maps

Entrada pela Rua Major Ávila Goulart

Entrada pela Praça Guilherme da Silveira

Estacionamento e Entrada pela Av. Pedro I

Entrada Av. Pedro I

Uma das piscinas do clube

Piscina com ondas (vista de frente)

Piscina com ondas (vista de frente)

Piscina com ondas 

Piscina com ondas (vista por trás)

Piscina com ondas (vista por trás)

Piscina Olímpica e Campo de futebol visto ao fundo

Campo de futebol com Piscina Olímpica vista ao fundo

Quadras poliesportivas do clube

Bar do Magal com nova cobertura

Bicicletas da aula de Sppining da academia

Aulas de Sppining da Academia Fitness Vila Olímpica

Letreiro com a sigla CAM do Clube Atlético Mineiro

Vista aérea da Vila Olímpica do Google Maps

Gostaram ? Comentem, compartilhem. ObriGalo !


Contato: blogdosatleticanos@hotmail.com
Twitter: @BlogAtleticano / @Luique25
Facebook: Blog dos Atleticanos


3 comentários:

  1. Quantos sócios tem na Vila Olimpica?

    E quantos sócios tem no Labareda?

    ResponderExcluir
  2. O estádio do Galo tinha que ser lá na Vila Olímpica. Diretoria do Atlético Mineiro tem que ser mais esperta. Ter mais visão de negócio. Um estádio de 50 mil torcedores poderIa já estar construído no local próprio do GALO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Diretoria do Atletico Mineiro tem quer ser mais esperta"
      Kkkkkkkkk
      2021 Arena MRV a todo vapor

      Excluir