quarta-feira, 24 de junho de 2015

Favorito?

Uma vez até morrer #17 - Favorito?

Deixando a crônica figurativa nesta semana para comentar o que ouvi nos últimos dias de nosso Galo.

Tenho visto a imprensa paulista e carioca chamar nosso time de favorito ao título do brasileirão. Frases do tipo “É muito melhor que a seleção brasileira” (dita pelo nosso próprio presidente) e “Está jogando como um time europeu”, são perigosas e podem dar uma falsa sensação de “já ganhou” em nós torcedores e claro, também em nossos atletas. Vou ser sincero, tenho medo disso! Prefiro o estilo mineiro e Atleticano, comendo pelas beiradas e superando obstáculos. E este tipo de repercussão que é o esperado pela imprensa do eixo do mal. Não se enganem! Jogam a responsabilidade totalmente sobre o Atlético e tiram o foco dos times do Rio e São Paulo, deixando-os com menos pressão e com mais tranquilidade para planejar o dia a dia. É tipo cultivar uma planta aos poucos para gerar frutos mais à frente.

 Óbvio que seria muito bom navegar em águas tranquilas neste brasileiro e ser campeão sem maiores dificuldades, mas quanto mais atenção nosso time chama, maior se torna a vontade de nossos adversários ao jogar contra. O Galo, torna-se o time a ser batido! E isto é perigoso! Por isso digo, prefiro passar o campeonato sem os holofotes da imprensa do eixo. Fico aqui torcendo para focarem nos times de sempre, Corinthi4ns e Fl4mengo.

Ainda que eu ache que o Galo é o melhor time deste brasileiro, temos que nos conter, pois o campeonato é longo e muito difícil. Um campeonato de regularidade, ou seja, jogo a jogo, ponto a ponto, temos que ir somando. Não importa se em casa ou fora, todo ponto é importante conquistarmos!

A humildade, nesta hora, é imprescindível! Principalmente de nossos jogadores e comissão técnica. Um campeão brasileiro perde poucas partidas durante o campeonato, nós já perdemos duas, e para times fraquíssimos! Quem assistiu nossas derrotas, sabe disso! Perdemos para os falsos, jogando muito melhor, e depois perdemos para as Marias e para nossos próprios erros! O time dos smurfs é completamente sem recursos, e passou o jogo defendendo, dando chutões e torcendo para encontrar uma bola salvadora... acharam três, fruto de nossa acomodação, em achar que poderíamos ganhar o jogo à qualquer hora, afinal, somos favoritos, certo?

Errado! Temos um bom time, mas para ganhar o campeonato, o primeiro passo é ter humildade e reconhecer que não se ganha uma partida sem doar nosso sangue alvinegro. Não há partida ganha sem algum sacrifício. Qualquer presunção de superioridade será castigada!

Por isso digo, vamos com calma, jogo a jogo, ponto a ponto, afinal de contas, nós Atleticanos estamos acostumados a lutar para vencer, a superar nossos obstáculos e desafios, o que é motivador.

O maior desafio de nosso time será criar motivação para o decurso do campeonato, e por isso, temos que encarar cada jogo como uma decisão, para que ao final sejamos vencedores. Precisamos nós, torcedores, encararmos da mesma forma, ou seja, a cada jogo lotar o Independência ou o Mineirão, seja onde for, como se fosse uma decisão, afinal de contas, este brasileirão é obcessão, e só o perderemos para nós mesmos! Só perderemos se acharmos que está ganho. Só perderemos se não agirmos como Atleticanos de verdade.

Lembrem-se, vaidade, arrogância e o famoso “já ganhou”, conhecemos bem, e fica do lado mais sensível, delicado e azul da lagoa.

Vamos em frente! Com gana, dedicação e espírito de decisão jogo a jogo! Afinal, cenas como esta abaixo, quero ver sempre!

             Foto: Daniel Teobaldo



Saudações alvinegras!!

Por Leo Koscky
Siga-me no Twitter: @leokoscky




2 comentários:

  1. Qual é a motivação que os jogadores do Sport arranjaram para liderar o Brasileiro até o momento? Salários elevados? Qualidade técnica? Raça? E o 3º. Lugar do Atlético PR? Faltou raça sim ao Galo contra o Cruzeiro e as vaias no jogo contra o Santos foram merecidas. Direito de quem paga ingresso. Quando se paga por mês então nem se fala. Imaginem o Thiago Ribeiro ganhando 6 mil e 600 reais por dia, inclusive sábado, domingo, feriado.
    O fato é que o Galo ainda não “encaixou”, e poderá não encaixar se os jogadores não se unirem e demonstrarem dentro de campo esse tão alardeado favoritismo. No futebol o que manda é bola na rede e no caso do Brasil força política no submundo da CBF. Nesse último quesito Daniel vai bem.
    O Atlético não teria sido campeão mineiro se Guilherme não tivesse lançado Pratto a poucos minutos do final da segunda partida da semifinal contra o Cruzeiro. Tivesse o Galo perdido o Mineiro e posteriormente a Libertadores, Levir estaria não se sabe onde. Sem “lançador” o Galo perde, ganha, empata e está em 4º. E o jogador que mais enxerga e um dos que mais faturam no banco. Até o momento o Burro tem dado meia sorte e torço para que o Galo seja campeão. Não me interessa se o técnico é burro com ou sem sorte. Me interessa o título do Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. É por aí mesmo. Tem que ter motivação e vontade de vencer, afastar esta questão de favoritismo e jogar cada jogo como se fosse o último, assim como eu disse na crônica. Gosto do Guilherme e o acho um dos melhores do Brasil. Acredito que caberia bem em nosso time. Só não gosto do "se", porque "se" o Victor não fizesse a defesa milagrosa, o Galo não seria campeão, se Ferreyra do Olímpia não escorregasse ao passar de Victor e fizesse o gol, o Galo não seria campeão, "se" Leo Silva na Libertadores, ou Ed Carlos na Copa do Brasil não fizessem seus gols, o Galo tb não seria campeão. São situações de jogo e não demonstram que "se" um ou outro estivesse em campo as coisas aconteceriam. E vamos em frente... Brasileiro obsessão! Abraços!

    ResponderExcluir