domingo, 3 de setembro de 2017

#GaloNoDetalhe: Torcer, torcer, torcer...


Bom, pra começar, reforço de cara que aqui não tenho a menor pretensão de ditar comportamento de torcedor acima de tudo por acreditar e defender o direito básico da liberdade. Desde que dentro da lei, cada um faz o que quiser de acordo com suas convicções.

Mas falando em convicções, quando eu canto a plenos pulmões no estádio junto com a Massa o "VENCER, VENCER, VENCER" que nos arrepia e muda o espírito de todo atleticano automaticamente, sei exatamente o que devo fazer pra tornar isso possível: TORCER, TORCER, TORCER.


Ok, é verdade que isso nem sempre é suficiente. "Só" nossa torcida não basta pra que a bola estufe as redes e que comemoremos as taças mais importantes com o Galo. Mas se com a Massa, conhecida mundo afora por seu apoio incondicional e diferenciado já não temos certeza de nenhum resultado, imagina se arredarmos pé e deixarmos nossas raízes enquanto torcida que realmente faz a diferença hein?

Quando a bola rola, os papéis ficam ainda melhor definidos e cada um só pode ajudar em busca da vitória, da classificação ou do título de uma maneira. O jogador joga. O técnico coordena e muda o time de acordo com a partida. E o torcedor?

Parece uma resposta tão óbvia, né. É, de fato.

Mas afinal o que é torcer? O que tem sido torcer?

Estamos apoiando, lutando junto, fazendo nossa parte com a excelência que nos caracterizou ao longo dos tempos, cobrando nos momentos certos e empurrando o time como só essa Massa sempre soube fazer? Ou estamos observando, aguardando e esperando pra explodir em alegria no gol pra que a selfie fique bacana, o áudio no whatsapp tenha barulho de comemoração e o vídeo seja do momento feliz?

No sábado, contra o Paraná, na semifinal da Primeira Liga, um torcedor ao meu lado ficou rouco e quase passou mal de tanto gritar. Ele não parou do começo ao fim. Aliás, parou antes do fim. Quando Fred e Robinho, que ele xingou de tudo que podia desde antes da bola rolar foram substituídos. Daí em diante não se ouviu mais a voz do cidadão. Nem pra comemorar a classificação. Sua missão, segundo suas próprias palavras, "estava cumprida".

Reforço, amigos. Longe aqui de julgar como cada um deve se proceder. E muito menos de pedir que sejamos alienados a ponto de ignorar fatos que se escancaram em frente aos nossos olhos. Robinho, por exemplo, faz uma de suas piores (senão a pior) temporadas da carreira. Teve atuações inúmeras abaixo da crítica e não este ano não deu nem sinais e nos traria o retorno que tanto esperávamos pra um 2017 inicialmente promissor.

Agora, quando a bola rola, o que podemos fazer nós na arquibancada senão apoiar, cantar, vibrar e pulsar.

O que devemos fazer?

Respeito quem tem paciência mais curta e pensa diferente. Mas pra quem vê muros e limites no ato de torcer, convenhamos que o estádio não é o lugar adequado né.

É um direito não querer apoiar. É legítimo se sentir trouxa de acreditar e não ter retorno. Pode ué. Mas que o protesto seja sua ausência então.

Você fará falta, certamente. Não irá ajudar quem "não merece". Mas se você for, vaiar e xingar o jogo todo, você vai atrapalhar! E não o Robinho, o Fred, o Carioca ou o Moura. Você está jogando contra o GALO.

E eu não olho quem está ali por baixo daquele sagrado manto listrado em preto e branco em primeiro lugar. Aquelas cores, aquele símbolo e aquela camisa estão acima.

Se pudesse queria estar em campo, naquele lugar dando a vida em prol do meu time. Queria correr, brigar por cada bola, passar por cima dos adversários e conquistar todas as vitórias pra Massa.

Não posso.

O que posso, então?

Posso ser aquele que incentiva quem pode correr por nós pra nunca desistir de uma jogada.

Aquele que aplaude um esforço extremo.

Aquele que lamenta um erro mas estimula uma pronta recuperação.

Aquele que reconhece mesmo numa derrota quem se esgota em busca de fazer o máximo por essa camisa.

Posso ser aquele que sai do estádio, rouco, cansado e com a certeza de ter feito sua parte.

O que posso? Torcer, torcer, torcer...

#VamosGalo

Twitter @allanpassus

Um comentário:

  1. Prezado,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de discutir com você uma possível troca de links conosco. Nós estamos dispostos a incluir um link para o seu blog em resultados.com/sites-recomendados ou em livescores.info/pt/. Em contrapartida, o que pedimos é um link para o Resultados.com com o texto “Futebol ao vivo”. O que acha?

    Podemos também pensar em algo envolvendo nossas páginas de Facebook ou perfis de Twitter.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir