sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tipo coisas da sétima arte...Atlético Campeão da Libertadores 2013


  Coisa de cinema essa conquista da Copa Libertadores do nosso Atlético Mineiro, teve um pouco de cada gênero de filme, mas na parte decisiva foi terror e drama atrás de drama.  

Fase de Grupos

  A primeira partida eu digo que foi um filme de comédia, onde Ronaldinho Gaúcho pediu água para o Rogério Ceni, e logo em seguida recebeu uma bola na cobrança de lateral e na sequência saiu o gol do Jô. Aquele lance rendeu muitas risadas apos aquele jogo, todos exaltavam a malandragem de R10 e a bobeada de Rogério Ceni.

Atlético 2x1 São Paulo 
(Arena Independência)
 

  O segundo jogo foi um filme infantil estrelado pelo nosso garoto Bernard, o Ben 10 que marcou 3 gols naquela partida épica em que o Atlético aplicou a maior goleada de um time de fora contra times argentinos na Copa Libertadores, 5x2 contra o Arsenal de Sarandí.

Arsenal-ARG 2x5 Atlético
(Estádio Julio Grondona)

  Na terceira partida o primeiro drama vivido em Belo Horizonte, uma vitória magrinha contra o fraco The Strongest da Bolívia.  Foi o único jogo que este blogueiro conseguiu ir ao estádio nessa Libertadores, foi sofrido, mas vencemos por 2x1 com um gol de pênalti do R10 que havia perdido 3 pênaltis em partidas passadas.

Atlético 2x1 The Strongest-BOL
(Arena Independência)

  Na quarta partida já no returno, novo jogo contra os bolivianos e nova vitória por 2x1 do Galo, dessa vez o drama foi extra campo, isso devido a morte do garoto Kevin na partida do Corinthians.  A torcida atleticana foi pequena na Bolívia com medo da recepção do povo boliviano aos brasileiros após o ocorrido, porém nada aconteceu com nossa torcida.

The Strongest-BOL 1x2 Atlético
(Estádio Hernando Siles)

  Na quinta partida um filme policial, nova goleada do Atlético em cima dos argentinos do Arsenal de Sarandí, porém os argentinos não aceitaram perder e partiram para a briga, só que a briga foi contra a polícia mineira que não deu mole, um filme policial com cenas de filme de guerra incluído nos extras.

Atlético 5x2 Arsenal-ARG
(Arena Independência)

  Na sexta e última rodada da fase de grupos uma derrota para o São Paulo em um filme de esperança, só que para os tricolores paulistas, e um draminha para o Atlético que já estava classificado e entrou em campo apenas para se divertir segundo R10.

São Paulo 2x0 Atlético 
(Estádio Morumbi)

Eliminatórias
Oitavas de Final
  Primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores foi um suspense, após a derrota para o mesmo São Paulo na última rodada da fase de grupos, o suspense estava no ar. Será que o São Paulo irá eliminar o Atlético ? A tradição do clube paulista falará mais alto contra a falta de experiência atleticana na compeitção ? O clima estava tenso, a declaração de R10 que na derrota de 2x0 o Atlético entrou para se divertir rendeu novos animos para os tricolores na próxima fase, Rogério Ceni chegou a declarar que queria ver R10 se divertir novamente.  Na imprensa paulista o comentarista Paulo Morsa disse que o São Paulo iria passar fácil, pois o Atlético não é mais do que um cavalo paraguaio. O resultado foi 2x1 para o Galo com o gol da virada marcado pelo próprio R10, calando a torcida tricolor em pleno Morumbi.

São Paulo 1x2 Atlético 
(Estádio Morumbi)

  Após a vitória atleticana por 2x1 em pleno Morumbi, novas declarações de R10 dizendo que aquele 2x0 da fase de grupos não se passava de um treino, e ainda declarou que quando tá valendo tá valendo, jogo é jogo e treino é treino.  Em Belo Horizonte goleada atleticana em cima dos paulistas, 4x1 com show de bola e respostas para a imprensa paulista que os chamavam de cavalo paraguaio.

Atlético 4x1 São Paulo 
(Arena Independência)

Quartas de Final

  A partir de agora vamos falar de filmes de super heróis, pois surgiram vários e em todas posições, de todos tamanhos, de vários nomes.  
  O adversário vem da terra do super herói Chapolin, um super herói atrapalhado mais conhecido e amado dos brasileiros, o time era o Tijuana cujo mascote é um cachorro conhecido como Xolos.  O filme começou dramático, os mexicanos dominaram o primeiro tempo, o Atlético estava perdido em campo, os mexicanos abriram 2x0, mas o melhor estava guardado para o final do jogo.  Diego Tardelli fez um gol chorado, o goleiro quaaaase conseguiu defender, mas a bola passou.  No finalzinho do jogo surgiu o primeiro herói desse time de heróis, Luan o doidinho é o nome dele, entrou no segundo tempo e em uma bola quase perdida conseguiu fazer um gol na raça que nem ele acreditou e comemorou em prantos, chorando deitado no gramado, era o fim do primeiro drama 2x2.

Tijuana-MEX 2x2 Atlético 
(Estádio Caliente)

   Depois do empate heróico no México, a imprensa mineira e nacional já dizia que o Atlético estava classificado, que o time do Tijuana não teria a mínima chance de jogar de igual pra igual contra o Galo no Horto, porém oque nós vimos foi um verdadeiro filme de terror, a começar pela torcida toda fantasiada com máscaras do filme Pânico, isso em resposta aos torcedores do Tijuana no México que foram ao Estádio Caliente com a máscara do cachorro mascote do time mexicano, o Xolos.
   Contrariando oque a imprensa dizia o time mexicano veio para buscar a vitória, jogando um bom futebol os mexicanos pressionaram o Galo até o último suspiro, fizeram 1x0 com o bom jogador Riascos.
   O Galo não tinha outra coisa a fazer a não ser partir pra cima, e foi oque aconteceu, conseguimos o empate com o gol de Réver e continuamos pressionando, mas não conseguimos o empate, foi ai que aconteceu uma tragédia, Leonardo Silva comete pênalti no último minuto da partida.  Porém não sabíamos que tinhamos um herói nos defendendo embaixo das traves, o herói que eu prefiro chamar de santo, São Victor e seu pé milagroso defendeu aquele pênalti que iria nos eliminar da Libertadores, foi o maior ato de heroísmo que já vi no futebol, muito obrigado Victor !

Atlético 1x1 Tijuana-MEX 
(Arena Independência)

Semi Final

  Nas semi finais tinha que ser contra um time argentino né ? Contra a catimba argentina, contra os estádios lotados de torcedores fanáticos iguais a nós, contra tudo e contra todos.  
  Os argentinos do Newells Old Boys, um bom time formado com alguns jogadores conhecidos com passagens pela Seleção Argentina (Heinze, Maxi Rodrigues) e a nova "revelação" argentina, Sococco.
  Na argentina novo drama e uma derrota dolorosa, 2x0 que desanimaria qualquer torcedores de outro time, com gols de Maxi Rodrigues e Scocco nos fizeram piadinhas de wisky com água de Scocco, e surgiram novamente os comentários de cavalo paraguaio.

Newells Old Boys-ARG 2x0 Atlético 
(Estádio El Colosso Del Parque)

  No jogo de volta era matar ou morrer na praia, era fazer 3x0 e pedir música, o Galo não podia mais bobear, era a chance de chegar na final da Copa Libertadores pela primeira vez.
  O Atlético foi pra cima, jogou com raça, não deu chance aos argentinos, se eles catimbassem iriam levar porrada, o time do Galo estava igual um Galo de briga, era na raça que conquistaríamos essa classificação.
  Nosso garoto Ben 10 fez o favor de abrir o placar com pouco mais que 1 minuto de jogo, incendiou o jogo, levantou a torcida que não parou de apoiar o jogo nem um minuto se quer, porém o drama ainda nos perseguia, até que Cuca fez suas mexidas mirabolantes, colocou o time todo pro ataque em busca do segundo gol que nos daria a chance de pelo menos disputar os pênaltis, daí surge um novo herói, Guilherme bunda, aquele jogador que todos chamavam de cruzeirense, deixou de ser vilão e virou herói alvinegro, após a mão de Deus apagar a luzes de parte dos holofotes do estádio, Cuca organizou a bagunça que havia feito e o herói fez o gol que nos colocou nos penaltis.
  Não tenho boas lembranças em disputas de pênaltis do Atlético, a última que me lembro o antigo lateral direito Baiano isolou a bola que nos daria o título de campeão da Copa Sul Minas, melhor esquecer isso.
  Fomos para os pênaltis e dali brilhou a estrela de Victor novamente, o goleiro do pé milagroso que virou santo dessa vez defendeu com as mãos o pênalti batido pelo craque Maxi Rodrigues, era a defesa da classificação para a final, estamos pela primeira vez na final da Libertadores, era um sonho se tornando realidade.

Atlético 2x0 Newells Old Boys-ARG 
(Arena Independência)
 

Final

  Estamos na final da Libertadores pela primeira vez em 105 anos de Clube Atlético Mineiro, era o Galo de Minas Gerais cantando mais alto no continente, era a chance que tinhamos de provar que a Série B não nos apequenou, que nós contiamos gigantes como sempre fomos, um time de chegada, um time de decisão.

 A final foi disputada contra o Olimpia, equipe paraguaia conhecida como Rei de Copas, apelido dado devido aos títulos mundial , 3 libertadores, recopas, e vários outros títulos.
 As duas equipes já haviam se enfrentado em outras ocasiões, em uma Libertadores distante e em uma final de Copa Conmebol em que o Galo foi campeão em 1992.

 A primeira partida foi dramática no Paraguai, o nosso Atlético esteve irreconhecível, até começou o jogo pressionando, porém os paraguaios com frieza fizeram o primeiro gol e desestabilizou totalmente nosso time que sofreu durante o resto da partida até sofrer mais um gol no finalzinho do jogo em cobrança de falta.

Olimpia-PAR 2x0 Atlético 
(Estádio Defensores Del Chaco)

  A segunda partida era o jogo mais importante da história do Atlético, tinha que ser dramático, tinha que ser sofrido, com suspense, com terror, comédia, romance, era a sétima arte toda reunida no Estádio Mineirão, era a desconfiança de alguns, confiança total de outros, amor ao clube, era ação, esse jogo será passado no cinema em breve, tenho certeza.

 O Atlético tinha que fazer o resultado custasse o preço que for, se precisasse jorrar sangue, os jogadores jorrariam, se precisasse quebrar uma perna, um braço, cortar a testa, quebrar um dente, os jogadores estavam dispostos a matar ou morrer.

 Não era apenas um troféu de campeão da Libertadores que estava em jogo, era muito mais, era a honra de cada jogador, era a resposta para os críticos, a resposta para os rivais, a resposta para o Brasil, para a América, para o Mundo, chuuuuuupa mundo ! Aqui é GAAAAALOOOO PORRA !!!!

 O Atlético disputou o Campeonato Brasileiro do ano passado para ser campeão, não fomos pois a CBF organizou aquele campeonato para o Fluminense, fomos roubados, zuados, mas pelo menos conquistamos nossa vaga na Libertadores, e essa Libertadores não poderia passar, era nossa resposta a tudo e todos que duvidavam do clube que foi rebaixado para a Série B em 2005 e voltou campeão, diziam que nosso clube era pequeno pois não conquistava títulos de expressão, não conquistava um título importante a mais de 40 anos, nós só provamos que nosso clube se reergueu e voltou a figurar entre os primeiros. GALO CAMPEÃO DESSA PORRA !!! DESSA LIBERTADORES QUE TODOS FALAM, QUE PRA MIM DOU O MESMO VALOR QUE CAMPEONATO BRASILEIRO, MINEIRO, CONMEBOL, SER CAMPEÃO É MUITO BOM INDEPENDENTE DA COMPETIÇÃO ! É SÓ MAIS UM TROFÉU, MAS É O TROFÉU DA RESPOSTA !

Atlético 2x0 Olimpia-PAR 
(Estádio Mineirão)

Extras :











Video que meu irmão gravou do meu pai e eu assistindo disputa de pênaltis


#AtléticoCampeãoDaLibertadores #ValeuGalo

@BlogAtleticano / @Luique25

blogdosatleticanos@hotmail.com





Um comentário:

  1. Divulguem o video THIAGO R. JACKSON. Link Http//www.youtube.com/watch?v=YCdetkSU3bM espero q vcs gostem meus amigos Atleticanos

    ResponderExcluir