quinta-feira, 13 de julho de 2017

Vamos dividir a culpa no Galo


Foi preciso esperar a raiva passar um pouco pra ter condições de escrever algo sensato. E claro que na opinião aqui não há nenhuma pretensão de compilar a verdade, mas pra mim está claro que a conta dessa temporada frustrante do Atlético até aqui tem que ser dividida e é impossível isentar jogadores, comissão técnica ou diretoria. Há responsabilidade de todos.

Quando Roger Machado vai pra entrevista coletiva e afirma que deixar os dois melhores volantes marcadores do time no banco foi opção dele, é um atestado inconteste de que ele tem responsabilidade pela facilidade com o que o Atlético permite que o adversário o incomode.

Você opta por um esquema com três volantes, usa um deles na ponta pra dificultar a vida do adversário, ignorando que nenhum deles tem o combate e a marcação firme como principal característica, e toma um sacode pelas laterias a ponto do seu goleiro ser um dos melhores em campo? Algo de errado não está certo nisso aí .

O seu conceito de futebol total Roger, com todos ajudando na marcação e na construção de jogadas, é lindo. Eu adoraria que desse certo aqui. Mas não vai dar porque você tem em mãos dois atacantes com mais de 30 anos e que nunca fizeram papel de marcar e acompanhar lateral na vida. Que quando chegam na hora de decidir estão sem perna. Não há tempo pra treinar e pra mudar mentalidade e característica de jogador, principalmente de quem não está começando sua carreira.

Reconheça que não está dando certo. Uma vez ou outra durante o jogo é possível que Robinho e Fred ajudem atrás do meio campo e voltem correndo pra finalizar, como tem sido em atuações fora de casa. No Horto, onde há a pressão natural pra controlar o jogo, essa exigência o tempo todo é insano. Os segundos tempos do Atlético tem sido lamentáveis e isso não é coincidência.

Mas não podemos dar aos atletas o título de coitados. Na hora de fazer o simples, eles não tem feito lá na frente. As tomadas de decisão estão erradas, os passes estão demorando por egoísmo em vários momentos, as finalizações não tem sido feitas com a mínima concentração e cuidado. Os pênaltis...

Pra bater um pênalti do jeito como foi com Fred e Rafael Moura melhor abdicar da penalidade uai!

E leio e ouço toda hora alguém falando que o Elias precisa de proteção, o Marcos Rocha precisa de proteção, que até o Carioca precisa de proteção. É uma penca gente precisando de apoio meu Deus! Um lateral não precisa subir o tempo todo não. Como que um volante precisa de proteção? E olha que Rafael nem foi mal nos últimos jogos.

Mas é preciso mais. Não ir mal não é suficiente.

Tem que correr pelo outro, tem que se desdobrar pra fechar um espaço, tem que dar carrinho quando o posicionamento não funciona. Tem ser Galo pô! É tão nítido que tem faltado pegada a esse time que o Donizete resumiu com simplicidade que a diferença do time dele pra esse atual é a falta de marcação.

Por merecimento muita gente tinha que ir pro banco de reservas. Do jogo de ontem mesmo só salvo as atuações de Victor e os dois zagueiros. mas aí você olha pro banco e vai entrar quem?

E se tem tanto jogador com característica parecida e faltam peças pra dar sequência a um padrão imaginado pelo treinador é porque a diretoria também errou bastante. Nós não temos UMA opção de velocidade pra jogar no ataque. NENHUM jogador pra função. A situação do Luan não é uma novidade e perdemos nesse anos vários atacantes velocistas e nenhuma peça de reposição veio.

São muitos erros. Que aconteceram, tem acontecido e podem continuar acontecendo se não tivermos mudanças de ação, postura e mentalidade.

Ainda dá pra salvar o ano, mas se não houver vontade pra isso, mês que vem essa junção de erros pode acabar com 2017.

Pensem bem.

Vamos, Galo!

Twitter: @allanpassus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário